Regulamentação de profissões na área da Saúde

Regulamentação de profissões na área da Saúde

Ao procurar qualquer tipo de atendimento, na área da Saúde, é importante verificar a formação do profissional. Afinal, todas as profissões da área da Saúde têm um decreto sobre todas as suas responsabilidades e que fazem esse estudo ser reconhecido pelo Ministério da Educação. Exemplo:

  • Fisioterapia tem o decreto 938/195. Ele regulamenta, entre outras, a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais. Isso vale para Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • Estética tem o decreto Lei 13.643/18. Neste caso, regulamenta o exercício da profissão de Esteticista Cosmetólogo e de Técnico de Estética. No primeiro caso, é obrigatória a formação em Ensino Superior.

Na França, a Fisioterapia se chama Kinésithérapie. O curso superior de lá tem duração média de 3 anos com disciplinas na área de fisiologia, reabilitação, etc. As principais instituições de ensino dessa área ficam em Paris, Poitiers e Marseille.

A área da Saúde tem mais de vinte profissões regularizadas. Isso ocorre tanto no nível do Ensino Superior quanto no nível Técnico.

Saúde não é brincadeira. É importante procurar atendimento com profissionais devidamente formados.

Presttention!

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.