O estresse e as disfunções estéticas
O estresse também pode influenciar em mudanças na pele, além de atingir outros órgãos. É possível que o estresse possa agir desencadeando ou potencializando alguma doença dermatológica.
Segundo a pesquisa “INFLUÊNCIA DO CORTISOL NAS DISFUNÇÕES ESTÉTICAS”:
“O cortisol atua como feedback para manter o equilíbrio, porém estímulos estressantes podem se impor sobre o feedback provocando na secreção exacerbada do cortisol. Esse aumento na secreção vai desencadear diversas disfunções estéticas. A pele é um dos órgãos que mais será afetado pelo estresse podendo desencadear diversas patologias como psoríase, vitiligo, alopecia areata, dermatite seborreica, acne e acúmulo de gordura”.
Essa pesquisa foi feita por Ana Carolina Rodrigues e Cecília Luca Perez. (Discente em Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário de Itajubá) e Debora Parreiras da Silva (Especialista e Docente em Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário de Itajubá)
Exemplo de doença citada na pesquisa científica: Vitiligo.
É uma doença assintomática que não tem manifestações como dor, rubor ou ardor, que afeta as áreas do corpo, alterando os melanócitos, resultando assim em máculas acromáticas. Os fatores emocionais podem contribuir significativamente para o desenvolvimento e até influenciar no tratamento da doença. O estresse aumenta os níveis de hormônios neuroendócrinos e de neurotransmissores autônomos, o que altera o sistema imune e ativa regiões especifcas do cérebro ricas em neuropeptídios, modifcando os níveis destes e favorecendo sua liberação antidrômica na pele.
É importante ressaltar que o estresse tem ampla abrangência. Além de distúrbios psicológicos, também influencia em disfunções estéticas. O tratamento pode ser com profissional da Medicina juntamente com Esteticista e Psicólogo, por exemplo.
Presttention!
O Portal Presttention tem a curadoria da Jornalista Ana Célia Costa (DRT 326), que também é acadêmica das faculdades de Fisioterapia e de Estética.