8M2022

8M2022

Muitas lutas para marcar o dia 8 de março. Antes da nossa geração, outras mulheres já lutaram bastante para que tivéssemos hoje essa possibilidade de votar, trabalhar e outros tantos direitos.

Direito de escolher o que queremos fazer! Sugiro ver o documentário “De la cuisine au parlement” dirigido por Stéphane Goël. Está disponível gratuitamente na plataforma da TV5Monde. Conta como essa luta para independência feminina não foi fácil inclusive na Suíça.

Há 50 anos as mulheres conquistaram o direito de votar e participar da política na Suíça. Isso foi o destaque da exposição ao ar livre ao lado do Lac Léman, em Gèneve, em outubro do ano passado e eu pude fotografar um pouco lá.

São incríveis registros de mulheres cis e trans. As fotografias também foram feitas por mulheres trans e não bináries. Eles ressaltam que hoje a luta envolve algo muito além.

Tem foto de senhoras idosas, meninas, enfim. Todxs que hoje podem participar da democracia graças a essa luta do passado.

No documentário eu vi algumas entrevistas com mulheres da época. Algumas diziam que elas não queriam os mesmos direitos que os homens e que também não queriam os mesmos deveres. Outras diziam que bastava o homem da casa votar para representa-las. Um absurdo né? Entretanto, até essa opinião era manipulada. Na mídia havia um terror de ação publicitária mostrando um berço vazio com criança caída no chão enquanto a mãe saía para votar. Vocês têm noção? Essa publicidade era em Francês e Alemão. Foi uma luta e tanto aqui.

Por fim, achei interessante a pergunta no cartaz da atual exposição: como é possível no atual monde alguns não conhecerem a diferença entre vulva e vagina??!

E aí, como diz a Emilly lá de Paris: “Le vagin c’est pas masculin!!”

Veja todas as mensagens das maravilhosas que toparam participar desta ação do Presttention:

Presttention!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.